terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ministro do STF Carlos Alberto Menezes Direito morre aos 66 anos




O ministro Carlos Alberto Menezes Direito, de 66 anos, do Supremo Tribunal Federal (STF), morreu na madrugada desta terça-feira (1º). Ele estava estava internado desde sábado (29) no Hospital Samaritano, Zona Sul do Rio de Janeiro, por complicações no pâncreas.

Carlos Alberto Menezes Direito foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STF em 2007, em substituição a Sepúlveda Pertence, mas estava afastado das funções para tratamento médico desde maio deste ano.

Antes de chegar ao STF, Menezes foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O STF informou que o velório de Menezes será realizado no antigo prédio do STF no Rio, atual Centro Cultural da Justiça Federal, na região central da cidade.

Menezes Direito completaria 67 anos na próxima terça (8). Ele deixa mulher, três filhos e netos.

Menezes Direito tomou posse no STF no dia 5 de setembro de 2007. Nascido em 8 de setembro de 1942, em Belém (PA), o ministro formou-se bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 1965. Alcançou o título de doutorado em 1968. Atuou como ministro do STJ por 11 anos, depois de passar pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), como desembargador, entre 1988 e 1996.

Antes de alcançar a magistratura, advogou no Rio de Janeiro, onde também ocupou diversos cargos públicos. Foi chefe de gabinete na Prefeitura, integrante do Conselho da Sociedade Civil mantenedora da PUC-RJ, presidente da Fundação de Artes do Rio de Janeiro e integrante do Conselho Estadual de Cultura do Estado.

Entre as atividades exercidas, foi, ainda, presidente da Casa da Moeda do Brasil, secretário de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral, além de professor titular do Departamento de Ciências Jurídicas da PUC-RJ.

Um comentário:

Unknown disse...

profe passei pelo seu blog abraço sua aluna eva portela campus Soledade