quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Aluna do Direito-UPF faz intercâmbio no Departamento de Proteção e Defesa Econômica

A aluna do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) Campus Carazinho, Patrícia de Carli, realizou, durante todo o mês de julho, um intercâmbio no Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE) da Secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça, em Brasília. O órgão trabalha na defesa da concorrência e realiza há dez anos o programa de intercâmbio, com objetivo de proporcionar aos estudantes de direito e economia uma experiência envolvendo a teoria e a prática da defesa da concorrência. Patrícia foi a única estudante do Sul do país a ser selecionada para o programa.

Dentre as atividades realizadas pela aluna esteve a visita ao Congresso Nacional, à Procuradoria Geral da República e ao Banco Central, além de diversas palestras com profissionais renomados da área do Direito Econômico, entre elas com o professor Calixto Salomão Filho. Ela também teve a oportunidade de acompanhar duas sessões de julgamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Patrícia ainda desenvolveu atividades na Coordenação Geral de Assuntos Jurídicos analisando processos, auxiliando na instrução e confecção de pareceres e participou de uma reunião com o Ministro da Justiça, Tarso Genro, quando ele próprio convidou os intercambistas a presenciarem da assinatura de adesão de 11 municípios ao Pronasci, contando, na ocasião, com a presença do prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp. Como última atividade, a aluna da UPF elaborou um artigo com o tema Direito da Concorrência.

O intercâmbio realizado pela acadêmica faz parte de uma diretriz mais ampla da Secretaria de Direito Econômico, de difusão da cultura da concorrência entre os estudantes e, em última análise, junto à sociedade. As atividades do programa incluem discussões teóricas monitoradas sobre conceitos econômicos e jurídicos aplicados à defesa da concorrência, estudo de casos concretos, contato com os órgãos de defesa da concorrência e palestras com autoridades destes órgãos.



Assessoria de Imprensa UPF

Nenhum comentário: