terça-feira, 6 de julho de 2010

Homenagem ao Uruguai - parte 01


Amigos,

desde que esta Copa do Mundo começou nada escrevi sobre ela no blog, mas passada a euforia brasileira e a respectiva decepção pela eliminação, resolvi deixar meus registros.

E sinceramente me dei conta que desde o início estou torcendo tanto pela seleção uruguaia quanto pela brasileira. Talvez até mais. E comecei a pensar por que.

Nós gaúchos, temos de fato uma relação verdadeira de irmandade com os uruguaios. Não é de graça que a todos os verões, nossos planos passam por caminhadas a beira-mar na inigualável península de Punta del Leste. Isso para não falar no por-de-sol no Rio da Prata, após as parrilladas e as imbatíveis cervejas charruas. Ainda bem que o Zaffari importa a Zillertal, Patrícia e Norteña. Só falta chegar a Passo Fundo também a Pilsen.   

E o que falar de nossa relação com Rivera? Neste verão passei mais de um mês em Livramento/Rivera e entendi o jeito de ser do uruguaio. Caminhar ao final de uma tarde quente de verão e encontrar uma piscina pública em uma praça foi algo emblemático. Ver a noite dezenas de crianças brincando nos parques sem grades, com as famílias mateando em frente às casas também. E que ninguém diga que vamos até a fronteira da paz apenas para as compras em free shops, do contrário iríamos muito mais ao Paraguai. Mas não, vamos ao Uruguai por que nos sentimos em casa, com os hábitos semelhantes ao nosso, o apego pela tradição e o pago, e isso nos torna todos GAUCHOS.

O fato é que a celeste capitaneada por Fórlan me emociona, e isso escrevo momentos antes da celeste jogar contra a Holanda, algo que não vi nem senti da seleção milionária de Dunga. Alguém aposta que algum jogador brasileiro colocaria a mão naquela bola? A verdade é que os uruguaios não falam mal de seu país, mesmo sabendo das enormes dificuldades que enfrentam, com problemas gravíssimos problemas políticos e sociais.
Como diz Galeano, talvez esse momento tenha a ver com a chegada da esquerda ao poder, com a posse de Tabaré Vasquez, após 30 anos. Nauro Júnior, fotógrafo de ZH, testemunhou este momento: "O povo uruguaio recuperava a sua auto-estima com a conquista de Tabaré. Poucas vezes tive a certeza de que eu estava vivenciando a história, e sendo testemunha ocular dela. Vi jovens escalando a estátua de Artigas na praça Independência, no coração de Montevidéu. Vi senhores de cabeça branca, derramando lágrimas, com a esperança de ter seus filhos de volta à pátria. Vi um povo que ama sua terra, vivento um dos melhores momentos de suas vidas".

O povo uruguaio AMA a sua seleção acima de tudo!!!! AMA a sua tradição!!! AMA seus valores!!!!

Desejo muito que esta seleção passe pela Holanda hoje, e depois no domingo pelas poderosas Alemanha ou Espanha. E isto pelos meus amigos uruguaios que moram em Rivera e Montevideo, Juan, Efraín, Fernando, Karen e Fernanda.

Gostaria muito de estar em Rivera nesta semana para compartilhar um pouco desse espírito!!!!

Avante Celeste!!!

Nenhum comentário: