terça-feira, 21 de abril de 2009

Projeto Grandes Debates lota novo Auditório da UNIRON com mais de 500 pessoas

Na última segunda-feira, 20, realizou-se no Auditório da UNIRON localizado no Porto Velho Shopping(Unidade III) a primeira etapa do Projeto Institucional Grandes Debates no curso de Direito, no ano de 2009. Nesta oportunidade, acadêmicos de graduação, alunos da pós professores desfrutaram de duas palestras com professores de grande destaque nacional presentes em Porto Velho para minstrar aula inaugural e primeiro módulo da Pós-graduação em Ciências Criminais promovida pela UNIRON. Na primeira fala, com a mesa conduzida pelo Prof. Alexandre Matzembacher, o Pós-Doutor pela Universidade de Reading. e Avaliador do INEP Prof. Germano André Doerdelin Schwartz tratou da moderna vertente "Direito e Arte". Disse que o "direito não pode se afastar da arte, pois do contrário, torna-se apenas burocrata". Germano, autor de 8 livros e mais de 40 artigos científicos, lançou a obra "Direito e Literatura" em RO, a qual também conta com artigo de Prof. da UNIRON Alexandre Matzembacher, além de pesquisadores europeus e asiáticos. Na sequência, agora com a mesa presidida pelo Prof. Luiz Fernando Pereira Neto, a Professora Renata Almeida da Costa tratou do tema "Sociedade do Risco e os reflexos nas decisões judiciais", utilizando-se de suas profundas reflexões sobre a Criminologia e o Direito Penal para trazer ao evento molderna visão da manutenção de garantias constitucionais individuais. Disse que "o Judiciário não pode simplesmente absolver o Estado de suas obrigações" e parafraseando Rui Barbosa afirmou que os juízes não podem ser covardes. Os debates com a platéia, através de perguntas diretas feitas por microfone sem fio, avançaram a noite que ao final contou com sorteio de obras autografadas pelos palestrantes. Mais de 500 pessoas assistiram ao evento, lotando completamente os 400 lugares presenciais no Auditório, além de mais de 100 participantes que assistiram em tempo real através de transmissão por vídeo-conferência na sala ao lado do Auditório. A UNIRON reafirma cada vez mais sua posição de vanguarda nas discussões de temas jurídico-contemporâneos.
Prof. Juarez Américo do Prado falando aos presentes sobre a importância de eventos desta natureza, ao lado dos Profs. Germano Schwartz(palestrante) e Alexandre Matzembacher(Coordenador Adjunto do Curso de Direito UNIRON)
Platéia que lotou a sala 12 da Unidade III(Porto Velho Shopping), assistindo às palestras através do equipamento de telão

Prof. Luiz Fernando Pereira Neto(Coordenador Geral do Curso de Direito UNIRON) conduzindo os debates com a platéia e encaminhando questionamentos aos palestrantes Profs. Germano Schwartz e Renata Almeida da Costa


Platéia que lotou o Auditório da UNIRON Unidade III(Porto Velho Shopping), totalizando neste espaço e na sala 12 um público superior a 500 participantes. Na primeira fila os professores do Curso de Direito UNIRON, da esquerda para a direita: Carolina Montai, Karina Sobral, Yuri Dutra, Rodrigo Braga e Márcio Bassani.




Nenhum comentário: