terça-feira, 8 de junho de 2010

Curso de Direito da UPF realiza a VII Semana Acadêmica Multidisciplinar

Mesa de Abertura: Prof. Luiz Fernando Pereira Neto(Coordenador), Ana Amélia Lemos(Palestrante), Lucas Maki(Presidente do DA), Prof. Nelson Ribas(Vice-diretor da FD), Prof. Giovani Corralo(Coordenador de Curso FD), Rafael Bortoluzzi(Vereador. Câmara dos Vereadores de PF) e Profa. Adriana Pilatti(Coordenadora)
Ana Amélia Lemos fala aos presentes. No destaque Profs. da FD Elenise Schonardie, Márcio Patussi, Rogério Silva, Fábio Beux, Nelson Ribas, Dárcio Vieira Marques e Luiz Fernando Pereira Neto


Grandes eventos são tradicionais na Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e, geralmente, eles têm seus temas específicos. Desta vez, a proposta foi retomar essa tradição e trabalhar com a diversidade de temas. Para isso, o Centro Acadêmico Carlos Galves, em parceria com a direção e coordenação do curso realizam a 7ª Semana Acadêmica Multidisciplinar do curso de Direito. Para a abertura, nesta segunda-feira, 7 de junho, a convidada foi a jornalista Ana Amélia Lemos. A programação segue nos turnos da manhã e noite, até o dia 10 de junho.

Para o presidente do Centro Acadêmico Carlos Galves, Lucas Makki, essa edição foi pensada para ser multidisciplinar, e como o próprio nome diz, vem tratar de temas diversos e atuais. “A semana acadêmica está sendo realizada com o intuito de retomar a tradição da Faculdade de Direito na organização de eventos de grande porte”, justifica. Nesta semana de atividades, direitos humanos, exame da OAB, direito internacional, entre outros temas estarão em debate.

a abertura, “A Lei da Ficha Limpa” foi o tema abordado pela jornalista Ana Amélia Lemos. Essa lei tramitou por oito meses pelo Congresso Nacional e foi sancionada pelo presidente da República na última sexta-feira (4). Segundo Ana Amélia, a lei vem moralizar a política no país. “Se para concurso público se exige ficha limpa, porque na política, que é o exercício da cidadania, não havia essa regra?”, questiona a jornalista. Segundo ela, agora vem outra discussão: essa lei vale ou não nas eleições deste ano? “Espera-se que os poderes venham se manifestar. Seria bom que nesse ano já tivéssemos essa lei, porque assim, veríamos ela rapidamente em vigor e também poderíamos praticá-la”, observa.

Conforme Ana Amélia, essa lei torna inelegíveis os candidatos que forem condenados por órgão colegiado em crimes como improbidade administrativa, abuso de autoridade, racismo, tortura, abuso sexual, formação de quadrilha, crimes contra a vida e crimes hediondos, dentre outros. “Os próprios partidos já estão tendo a iniciativa de vetar candidatos com esses tipos de condenação”, constata. Para a jornalista, a mídia e as iniciativas populares foram fundamentais na aprovação da lei. “À medida em que foi crescendo o apelo popular, houve o impacto, não só pelos idealizadores do projeto, mas twiteiros, blogueiros decidiram entrar em campo e fazer a diferença. As pessoas estão fazendo a sua vez”, destaca.

As atividades da 7ª Semana Acadêmica Multidisciplinar do curso de Direito seguiram na manhã desta terça-feira (8), com as palestras “Migrações Internacionais: Reflexões na contemporaneidade”, com Florisbal Del’Olmo e “Os novos sujeitos do Direito Internacional e o mundo globalizado”, com Arno Dal Ri Júnior. À noite os temas foram “Direitos Humanos no Brasil”, com Clovis Gorczevski e “O ensino jurídico e o Exame da Ordem”, com Raimar Rodrigues Machado.

Confira a programação:

09/06 – quarta-feira

19h30min: “Sistema Brasileiro de Responsabilidade Civil”, com Sérgio Cavalieri Filho;

20h30min: “O procedimento do júri hoje e amanhã”, com Marcelo Roberto Ribeiro;

21h30min: debate.


10/06 – quinta-feira

08h15min: “A prova ilícita do Direito de Família e o conflito de valores”, com Rolf Madaleno;

09h20min: “Problemas, ainda, da sucessão do companheiro na proposta do Código Civil”, com Vitor Ugo Oltramari;

10h30min: debate;

19h30min: “Direitos Fundamentais e Responsabilidade Civil – a primazia da proteção do ser”, com Eugênio Facchini Neto;

20h30min: “Regulamentação introduzida ao processo penal pela Lei nº11690/08 acerca das provas ilícitas”, com Felipe Moreira de Oliveira;

21h30min: debate;

22h: Encerramento

23h30min: Festa de encerramento na TaiTzu

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens para ti, para a Adriana e para o pessoal do Centro Academico pela iniciativa de (re)tomar esse evento de grande brilho!