sábado, 12 de junho de 2010

IVAN GUARDATI VIEIRA - O DIREITO PENAL ESTÁ DE LUTO


Amigos,

As Ciências Criminais estão de luto. Perdemos um grande amigo e colega. O Ivanzinho, como lhe chamava, nos deixou nesta semana de forma trágica. Como tive oportunidade de dizer ontem às turmas, se hoje temos esta verdadeira Escola de Direito Penal, a fatia que saiu principalmente da UNISINOS, isto é obra do IVAN. Professor de todos nós(eu, Salo de Carvalho, Alexandre Wunderlich, Fábio Dávila, entre outros), era aquele exemplo que desejávamos(como fizemos) seguir. Advogado combativo, extraordinário professor ético e exigente, mas acima de tudo um super-amigo de seus alunos.

As palavras do Salo no seu blog dizem muito do que pensamos.  http://antiblogdecriminologia.blogspot.com/

E finalmente a nota divugado pelo Xande Wunderlich é definitiva, a qual copio abaixo.

Estamos todos enlutados. Nos aguarde aí parceiro, pois logo estaremos brindando juntos!!!!

Luiz Fernando
Ordem dos Advogados do Brasil

Conselho Seccional do Rio Grande do Sul



Prezados Colegas Advogados e Professores,

Comunicamos, lamentavelmente e com muita dor, o falecimento do nosso querido amigo Advogado Criminal e Professor da UNISINOS e da Escola Superior de Advocacia, Dr. Ivan Guardati Vieira, que teve sua vida ceifada no último dia 09 de junho.

Advogado combativo, defensor das liberdades públicas e orador em tantas tribunas. Lutou conosco, como Amigo leal e fiel que era, pela defesa das garantias constitucionais no processo penal. Professor de muitos dos advogados criminalistas e que tanto contribuiu para diminuir o distanciamento entre o que se produz na Academia e o que se decide no Foro Criminal.

Os atos fúnebres ocorrerão na Funerária Seewald, Capela 2 em São Leopoldo, ao lado do Hospital Centenário no dia 12-06 e o enterro ocorrerá às 16 horas no Cemitério Municipal de São Leopoldo.

Alexandre Wunderlich
Diretor Geral da ESA-OAB/RS

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Luiz Fernando,
de fato, o Direito Penal está de luto. Conheci o Ivan quando eu era menino, naquela época, primeiro, como amigo de seu querido irmão mais novo, o André, para quem o Ivan já era um exemplo, motivo de orgulho. Posteriormente, como professor, na instituição na qual estudei direito (a Unisinos), mas na infelicidade de não ter sido seu aluno. Porém, tive a imensa felicidade de, mais tarde, ter sido seu colega no Mestrado em Ciências Criminais, onde estreitamos os laços de amizade. Um exemplo de humildade, um exemplo de profissional e, sobretudo, de ser humano, que irradiava alegria entre os colegas e amigos. A perda de nosso amigo me causa enorme dor e tristeza. Que Deus o abençoe, assim como a todos nós. Pablo Rodrigo Alflen

Luiz Fernando Pereira Neto disse...

Estimado Pablo,
sem dúvida a sensação dessa perda toca profundamente a todos nós, principalmente pelo referencial que o IVAN era e sempre será. Aliás, quando pouquíssimos defendiam a construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito na nossa área, lembro muito bem que lá pelo início dos anos 90 ele e o Neizinho Fayet já bradavam tais idéias pela UNISINOS e nos foruns da vida. De fato esta perda será muito sentida e é definitivamente irreparável. Que Deus o abençoe e que nos conforte. Grande abraço e obrigado pela manifestação. Luiz Fernando.